3º ANO – REVISÃO DE FÍSICA – II UNIDADE


  1. Vamos supor que temos uma partícula carregada com carga q = 4 μC e que ela seja colocada em um ponto A de um campo elétrico cujo potencial elétrico seja igual a 60 V. Se essa partícula ir, espontaneamente, para um ponto B, cujo potencial elétrico seja 20 V, qual será o valor da energia potencial dessa carga quando ela estiver no ponto A e posteriormente no ponto B?


  1. Determine a energia potencial elétrica de uma carga elétrica colocada em um ponto P cujo potencial elétrico é 2 x 104 V. Seja a carga igual a -6 μC.


  1. (PUC – SP) Colocando um corpo carregado positivamente numa cavidade no interior de um condutor neutro, conforme a figura, a polaridade das cargas na superfície externa do condutor, bem como o fenômeno responsável pelo seu aparecimento, serão, respectivamente:
0N9y5NYTaAOuuxovkmnAFsuYYTymC7yjfXz5QnJH29N9ifZsglKRFNCZLk-k470q2mr6oB4Ar1j826zyHadZ9PoMlrItarFsV_9EpjsPAa4R3kx6KfO0d3yb2aiHZSOW6sRkqsg1
     a) negativa; contato.
     b) positiva; fricção.
     c) negativa; indução.
     d) positiva; indução.
     e) neutra, pois o condutor está isolado pelo ar do corpo carregado.

  1. Leia as afirmativas abaixo e julgue-as quanto a (C) certas ou (E) erradas e, em seguida, marque a alternativa correta.
    (    ) – O campo elétrico gerado numa região do espaço depende exclusivamente da carga fonte e do meio.
    (    ) – Em torno de uma carga sempre haverá um campo elétrico.
    (    ) – Se o campo elétrico de uma região não variar com o decorrer do tempo, ele será chamado de campo eletrostático.
  1. A figura representa a configuração de um campo elétrico gerado por duas partículas carregadas, A e B.

rO81B9Ntl_Eh4U23VCH9bpvCRRqVbIj3D_9hxXepNA4XOwFebdLT6W141sanGPEROFXzgkVLS1GySpIRwECGgn59wpQQAVCkM86o5LrUdLQr5fjXSoyHL3hiONB5ismjnulsEM53


Quais as indicações corretas para as convenções gráficas que ainda não estão apresentadas nessa figura (círculos A e B) e para explicar as que já estão apresentadas (linhas cheias e tracejadas).
carga da partícula A: ____
carga da partícula B: ____
linhas cheias com setas: ______________________
linhas tracejadas: ___________________________

  1. (PUC-MG) A figura mostra um campo elétrico uniforme e três superfícies equipotenciais, representadas por A, B e C.
OZgkmeCdTrL9JH2wn_iLcrIE6Z9N1kno5AqLEt1C_GfAEKJiXy2-ksJDLMqBwtnkUern0u3l2MfjqAHfh25i8LUnRRq0kxUB2hVCsWYmOowN2KNdIqBr6SDFn9XG3I4VTPpM2ud7

Considerando-se a intensidade do campo elétrico como 4,0 × 102 V/m, então o trabalho da força eletrostática ao se levar uma carga elétrica q = 1,0 × 10-6 C do ponto 22até o ponto 6 pela trajetória 2 5 6 será de:

2º ANO – REVISÃO DE FÍSICA – II UNIDADE

  1. Um corpo de massa 6g em estado sólido, é aquecido até o ponto de fusão. Sabendo que o calor latente do corpo é de 35 cal/g, determine a quantidade de calor recebida pelo corpo.
Q=m.L


  1. O gráfico  representa a temperatura de  uma amostra de massa 100g de determinado metal, inicialmente sólido, em função da quantidade de calor por ela absorvida.
Q=m.L
    WVhsSUJ2LLduswSRIg4PsVJbmsd0955rsL9K7t_FRZxKky1VP1AZNxEMCN6tXEtgcRl0zJg7i0xWDhPGafw_aQ0ZZbx7-KxUZRgVkgHJfoRCC35ece-zpAG3tqRGe0vVUP1hX8jU
    Pode-se afirmar que o calor latente tem fusão desse metal, em cal/g é:

  1. (UNIP-SP) O calor específico latente de fusão do gelo é de 80 cal/g. Para fundir uma massa de gelo de 80g, sem variação de temperatura, a quantidade de calor latente necessária é de:
Q=m.L



  1. Quanta energia deve ser dada a uma panela de ferro de 0,3 kg para que sua temperatura seja elevada em 100 ºC? Considere o calor específico da panela como c = 450 J/ kg ºC.
Q=m.c.   T


  1. (PUC-RIO 2008) Quanto calor precisa ser dado a uma placa de vidro de 0,3 kg para aumentar sua temperatura em 80 °C? (Considere o calor específico do vidro como 70 J/kg °C).
Q=m.c.   T


  1. (UFU-MG) Quais as grandezas que definem completamente o estado de um gás são:

_________________________________________________________________________________
  1. (PUC-PR) Qual o volume ocupado, a 2 atm de pressão, por certa massa de gás ideal que sofre transformações isotérmicas conforme o gráfico?

P1.V1 = P2.V2
Gráfico de isoterma

1º ANO - REVISÃO DE FÍSICA – II UNIDADE



  1. (UEPG – PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza:

____________________________________________________________________________________________


  1. (UFAL) Considere as grandezas físicas e classifique:

I. Velocidade
II. Temperatura
III. Quantidade de movimento
IV. Deslocamento
V. Força

ESCALAR:___________________________________________________________________________________

VETORIAL:__________________________________________________________________________________


  1. (Cefet-PR) Verifique quais são as grandezas escalares e vetoriais nas afirmações abaixo.

  1. O deslocamento de um avião foi de 100 km, na direção Norte do Brasil.
  2. A área da residência a ser construída é de 120,00 m2.
  3. A força necessária para colocar uma caixa de 10 kg em uma prateleira é de 100 N.
  4. A velocidade marcada no velocímetro de um automóvel é de 80 km/h.
  5. Um jogo de futebol tem um tempo de duração de 90 minutos.

Escalar: _____________________________________________________________________________________
Vetorial: _____________________________________________________________________________________
  1. Uma pulga pode dar saltos verticais de até 130 vezes sua própria altura. Para isto, ela imprime a seu corpo um impulso que resulta numa aceleração ascendente. Qual é a velocidade inicial necessária para a pulga alcançar uma altura de 0,2 m? adote g = 10m/s².


  1. A altura que as duas bolas atingirão dependerá apenas de suas velocidades iniciais e da aceleração da gravidade. Como esses dois valores são iguais para as duas bolas, elas atingem a mesma altura.
Uma esfera é lançada verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 20 m/s. Sabendo que g = 10 m/s2, a altura máxima que a bola atinge é:


  1. Num jogo de futebol, um jogador faz um lançamento oblíquo de longa distância para o campo adversário, e o atacante desloca-se abaixo da bola, em direção ao ponto previsto para o primeiro contato dela com o solo.
7gWHz4lR0EsEDNh-3RyuzbG2togjh5rL0oUlEwizYyuPMMntX9YeuNvUVxWGZQwWxr48GDAWlLwMiQUanHjhu00-OI2twEsDKDJddE7cCZIdkF65WZrePqpG4th34-UjBHYRWFNL
Desconsiderando o efeito do ar, analise as afirmativas:

(   ) Um observador que está na arquibancada lateral vê a bola executar uma trajetória parabólica.
(   ) O atacante desloca-se em movimento retilíneo uniformemente variado para um observador que está na arquibancada lateral.

(   ) O atacante observa a bola em movimento retilíneo uniformemente variado.